4º ANIVERSÁRIO KB-DDJ EM ABRIL!

4º ANIVERSÁRIO KB-DDJ EM ABRIL!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Entrevista do Jornal de Notícias a Dânia Neto


"A personagem exige um progresso da minha parte"

Começou por ser manequim mas rapidamente a televisão descobriu os seus dotes de representação. Apesar de se ter lançado na SIC, com a série "Maré alta", foi com a novela "Morangos com açúcar" que Dânia Neto se tornou conhecida, participando em várias produções da TVI. Pelo meio, Dânia despiu-se de preconceitos e causou furor numa revista masculina em 2004, tendo repetido a façanha no ano passado.

Depois de um interregno, com o fim de "Tempo de viver", na TVI, onde interpretou "Daniela", personagem que tinha uma mãe que liderava um negócio ligado à prostituição, Dânia Neto regressa no "remake" de "Vila Faia", para a RTP, no papel da prostituta "Laura", que deve estrear durante o mês de Fevereiro. Apesar de ser um tema ainda delicado de abordar na televisão, a actriz vê naquela personagem uma possibilidade de mostrar o seu talento.


Jornal de Notícias Houve algum receio em aceitar o convite para interpretar a "Laura"?
Dânia NetoSim, tenho de admitir que tive receio. O convite foi importante para mim mas é obvio que na altura fiquei um pouco reticente, porque é um tema difícil e em causa está o papel de uma prostituta. Aquilo que mais temia, que eram as cenas ousadas, acabou por não se verificar. Não tenho muitas cenas dessas e as que existem são bem abordadas. Mas como a novela não está toda escrita, também não sei o que me espera.

Passar da ingénua "Daniela", de "Tempo de viver", para uma prostituta foi uma reviravolta?
Imagino que, para as pessoas que vão ver a novela, será uma surpresa. Trata-se de um registo de personagem que nunca tinha feito. Mas acho que é um progresso, para mim, enquanto actriz, ter o privilégio de fazer uma personagem destas. E estou a adorar o companheirismo que existe entre o elenco.

Quem é a "Laura"?
É uma prostituta, amiga da Mariette (Inês Castel-Branco) e está inserida naquele núcleo da Tasca da Ermelinda. Está envolvida num triângulo amoroso. Um deles, o Bruno, é um empresário e chefe de contabilidade de uma clínica, tem uma "tara" por prostitutas e recorre varias vezes a esta "Laura". E recorre várias vezes a esta Laura, que também funciona como confidente e ouve os problemas dele, coisas que a mulher nem sequer sabe. Que lhe dá um ar adolescente das coisas porque ela é muito nova. A "Laura" é pouco fura-vidas. Rebelde e ao mesmo tempo muito humana, porque ela acaba por o ajudar em fases complicadas.

Contactou com alguma prostituta?
Não, não fui para as ruas porque achei que não era necessário.

Apesar de se tratar de um papel de uma prostituta de rua?
Sim, a "Laura" é prostituta de bairro. Mas achei que não era necessário ir ao local. Optei por ver muitos filmes que incluíam os temas da prostituição. Fiz buscas na Internet. Li alguns livros. Falei com algumas pessoas, não prostitutas mas que lidaram ou conviveram com este tipo de problema. Pessoas que conhecem de alguma forma a temática. Há pessoas que têm vidas duplas não é? Umas casadas, outras com filhos.

Os horários de gravação são exigentes?
Ainda estou com uma vida relativamente calma, o que é óptimo. A minha personagem desenvolve-se um pouco mais durante a história. Aliás, a "Laura" só surge depois do capítulo 26. Logo, não estou com um desgaste que podem apresentar aqueles actores que já estão desde o início. Ou seja, sinto-me "fresca" no trabalho (risos). Gravo três a quatro dias por semana, sem horários intensivos.

Já houve alguma cena que a tivesse melindrado mais?
Adoro todas as cenas desta "Laura". Por ela ter este lado felino e rebelde. Uma fura-vidas. Porque é uma mulher que não guarda nada. Ela nem pensa. O que lhe vem à boca, ela diz. É muito despachada.

Não teme as cenas de nudez?
É claro que quando aceitei este convite, soube que me teria de sujeitar a alguma cena desse tipo com esta personagem, com uma ou outra cena mais constrangedora. Mas até agora isso não aconteceu. Realmente, tenho cenas num hotel, mas são todas muito bem feitas e resguardadas. E depois, ela é provocante por isso é normal que as cenas possam surgir mas ainda não sei se vão aparecer.

Por que trocou as produções da TVI e rumou à RTP?
Se a TVI chamar para um novo projecto ou me der uma personagem que me agrade, não vejo porque não voltar. E acho que não fechei porta nenhuma. Limitei-me a aceitar um convite da RTP, que nem vejo como grande concorrente da TVI, e de uma produtora (SP Filmes) que se está a lançar em força agora, abrindo portas para novos actores. Acho que só se justificaria aguardar por uma proposta para regressar numa produção da TVI se houvesse o que já começa a existir para actores consagrados, que são os contratos de exclusividade.

Teve a oportunidade de ver a "Vila Faia" original?
Verifiquei que no Youtube existiam algumas imagens, mas não vi. Aliás, não quis ver para não sofrer qualquer influência na forma de representar.


Obrigado(a);
KB

2 comentários:

Anônimo disse...

exta damah abusa :O gandah foto
vou ver a novela

Anônimo disse...

que tarada